X

Enciclopédia do aparelho digestivo

L > Ligadura Elástica de varizes de Esôfago
Especialidade: Endoscopia Digestiva

A ligadura elástica é considerado o melhor precedimento para o tratamento das varizes de esôfago. Estas surgem em pacientes que possuem pressão aumentada da veia porta (hipertensão portal) que possui várias causas sendo a principal delas a cirrose hepática.

O procedimento é realizado para a prevenção da ruptura deste vasos evitando assim quadros de hemorragia digestiva. Também é utilizado para cessar um sangramento já causado por uma ruptura de variz.

Todo paciente com varizes deve esôfago deve fazer acompanhamento periódico com seu médico que além de prescrever medicamentos, pode solicitar a ligadura elástica das varizes quando achar necessário.

Durante o procedimento o paciente é sedado como em toda a endoscopia digestiva. Então na ponta do aparelho é acoplado o dispositivo de ligadura elástica, ficando a manopla de disparo dos elásticos na outra extremidade do endoscópio, no local onde o endoscopista realiza as manobras com o aparelho.

Após a introdução do aparelho o endoscopista identifica as veias dilatadas (varizes) e aspira o ponto a ser ligado para dentro do dispositivo. Após isto, gira o dispositivo de ligadura soltando o anel de borracha, que estrangula a porção da variz que foi aspirada.

Este estrangulamento faz a variz diminuir de tamanho até "secar". Este processo dura cerca de 2 semanas. As sessões são repetidas geralmente a cada 15 dias até o desaparecimento das varizes. Geralmente são necessárias de 3 a 6 sessões para o tratamento completo.

Após o procedimento o paciente pode sentir no primeiro dia um certo desconforto para engolir, que é normal e passa em cerca de 3 dias. Por isto, neste período o paciente deve fazer dieta liquida e depois pastosa. Também deve evitar alimentos e liquidos quentes que podem fazer soltar os anéis de borracha antes do tempo e predispor a sangramento.

Orientações para o exame:

  • A presença de um acompanhante maior de idade desde o momento da chegada até o término do procedimento é uma condição indispensável para a execução da ligadura de varizes. No caso de pacientes com menos de 18 anos, o acompanhante obrigatoriamente precisa ser um responsável legal.
  • Para se submeter à ligadura de varizes, o paciente deve ter resultados recentes de hemograma, tempo de protrombina (TAP) e contagem de plaquetas. Além disso, é necessário apresentar exames de endoscopia anteriores.
  • Medicações com AAS (aspirina) e anticoagulantes, tais como varfarina (Marevan®, Coumadin®), clopidogrel (Plavix®) e ticlopidina (Ticlid®), devem ser suspensas dez dias antes do procedimento, sempre sob supervisão do médico que receitou os mesmos.

Na véspera do procedimento

  • O paciente deve fazer um jantar leve, evitando comida gordurosa

No dia do procedimento

  • Jejum de oito horas, até mesmo de líquidos.
  • Atenção: não é possível realizar outros exames invasivos da região abdominal no mesmo dia (exemplo: colonoscopia).
  • O procedimento dura, em média, 40 minutos, incluindo o tempo de preparo.
  • Ao término do procedimento, o paciente precisa de um repouso de cerca de uma hora.

Cuidados pós procedimento:

  • Devido ao uso de anestesia, não é possível dirigir automóvel nem outros veículos durante todo o dia após a ligadura de varizes esofágicas. Pelo mesmo motivo, durante um período de aproximadamente oito horas depois do procedimento, o indivíduo não pode realizar tarefas que necessitem de atenção, tais como mexer com máquinas e objetos cortantes.
  • A medicação usada na anestesia pode ocasionar um período curto de amnésia.
  • O paciente deve repousar no restante do dia, alimentando-se conforme recomendação médica.
  • Nos 3 dias após o procedimento o paciente deve fazer dieta ingerindo apenas liquidos e pastosos. Também deve evitar alimento e liquidos quentes .
  • Também não deve realizar atividade física ou carregar peso por no mínimo 3 dias.
  • Na presença de dor, sangramento, falta de ar ou de qualquer outro sintoma não usual, deve entrar em contato com a clínica.

Enciclopédia do Aparelho Digestivo