Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
Ao utilizar este site, você concorda com os Termos de Privacidade.

Ok, entendi!
X
conteudo

Enciclopédia do aparelho digestivo

r > Prevenção do câncer de cólon

O que é o rastreamento do câncer colorretal?

É a pesquisa para o diagnóstico precoce do câncer do reto e cólon (intestino grosso).

Por que é importante?

O câncer colorretal é segundo câncer mais frequente entre as mulheres e o terceiro mais frequente nos homens.

Mesmo sendo um câncer que pode ser prevenido, é uma das principais causas de morte por câncer no país.

Através do rastreamento pode-se verificar a presença de pólipos, que são crescimentos teciduais dentro do intestino e que às vezes se tornam câncer. Quando os pólipos são encontrados no início, podem ser removidos antes que se tornem cancerosos.

O rastreamento também pode encontrar câncer em seus estágios iniciais, antes que cause sintomas. Se o câncer for descoberto no início, muitas vezes pode ser curado através de cirurgia ou até mesmo por colonoscopia. Infelizmente, sem rastreio, o câncer colorretal é freqüentemente encontrado tarde demais para uma cura.

Quando deve-se iniciar o rastreamento para o câncer colorretal?

Todas as pessoas devem iniciar o rastreamento aos 50 anos de idade. Se você tem pais ou irmãos que tiveram câncer no cólon, especialmente antes que eles tivessem 50 anos de idade, você pode ter um maior risco de pólipos ou câncer. Neste caso, o seu médico pode querer começar a triagem antes de você ter 50 anos. 

Quais são os testes de triagem?

Exame de sangue oculto nas fezes: é um teste de laboratório que procura por vestígios de sangue nas fezes. Quando positivo o paciente deve sempre ser submetido a uma colonoscopia.

Qual o melhor exame para prevenção?

 A  colonoscopia:  por ter em um longo alcance, pode examinar todo o cólon.  Durante o exame o médico pode remover pólipos ou  fazer biópsia de locais suspeitos para câncer.

Saiba mais sobre:

1
×
Olá, tudo bem? Realize um agendamento para sua consulta através do WhatsApp agora mesmo!