X

Enciclopédia do aparelho digestivo

R > Retossigmoidoscopia
Especialidade: Endoscopia Digestiva

O que é a retossigmoidoscopia?

A retossigmoidoscopia é um exame da parte inferior do intestino (intestino grosso), com um tubo flexível iluminado chamado sigmoidoscópio. O aparelho é passado no reto e lentamente avançado para dentro da parte do intestino chamado de cólon sigmóide. O exame permite que o seu médico olhe cerca de metade do cólon.

Quando ele é usado?

A retossigmoidoscopia é uma forma de detectar o câncer de cólon ou reto. Este tipo de rastreio pode ser feito quando você não tem sintomas, mas está em risco para este tipo de câncer. Também pode ser feito para ajudar a diagnosticar a diarreia, sangramento, dor ou inflamação no reto.
Uma alternativa a este procedimento é a colonoscopia. O colonoscópio é um tubo flexível mais longo e permite o exame de todo o cólon.

Como posso me preparar para o exame?

Se você precisar de um analgésico na semana antes do procedimento, escolha paracetamol ou dipirona ao invés de aspirina, ibuprofeno ou naproxeno. Isso ajuda a evitar hemorragias extra, se você precisar de uma biópsia. Se estiver tomando aspirina ou anticoagulante diariamente para uma condição médica, pergunte ao seu médico se você precisa parar de tomá-lo antes do procedimento. Seu médico pode lhe pedir para restringir a sua dieta no dia anterior ao procedimento. Você pode ser solicitado a tomar um laxante líquido ou para aplicar um enema em casa pouco antes do procedimento. Na clínica, será aplicado um enema, 30 minutos a 1 hora antes do procedimento. Para o enema, um liquido é forçado em seu reto para estimular os movimentos do intestino e esvaziar o reto.

O que acontece durante o exame?

Você não vai precisar de anestesia. Normalmente você irá deitar sobre o seu lado esquerdo, com os joelhos dobrados e voltados para o seu abdome. Antes que o sigmoidoscópio seja inserido, a ponta do aparelho é lubrificada para causar menos desconforto. O seu médico pode ver as imagens do cólon em um monitor de TV. Se o seu médico observar algo de anormal durante o exame, ele pode retirar pequenas amostras de tecido (biópsias) para análise em laboratório de patologia. Se um pólipo ou câncer for encontrado, seu médico irá recomendar uma colonoscopia. A colonoscopia é feita em um momento posterior pois precisa de preparo para esvaziar todo o intestino. O exame de sigmoidoscopia leva cerca de 10 a 20 minutos.

O que acontece após o exame?

Após o teste, é normal sentir um pouco de inchaço ou dor abdominal. Você também vai precisar liberar gás para se livrar do ar extra que foi bombeado para dentro do intestino durante o teste. Caminhar pode ajudar a aliviar o desconforto.
A não ser que o seu médico lhe diga o contrário, não há medidas especiais a tomar após o procedimento.

Quais são os benefícios deste procedimento?

Este procedimento ajuda a seu médico a diagnosticar problemas no cólon. Para alguns destes problemas, tais como o câncer, o tratamento é mais eficaz quando o problema é encontrado cedo. Se os pólipos são encontrados e removidos, o câncer do cólon pode ser prevenido.

Quais são os riscos associados a este procedimento?

Os riscos incluem:

  • danos no cólon (perfuração) pelo sigmoidoscópio
  • sangramento ou infecção no interior do cólon
  • um pouco de dor ou inchaço em seu abdômen pelo ar que foi colocado em seu intestino durante o processo (isso dura até voçê eliminar o ar)

Enciclopédia do Aparelho Digestivo